ABA (Análise Comportamental Aplicada)

ABA, o que é?
Applied Behavior Analysis ou Análise Comportamental Aplicada é a ciência baseada na evidência científica que consiste na aplicação de métodos de análise comportamental e de dados científicos com o objetivo de modificar comportamentos
Público Alvo
Quando se ouve falar de ABA, facilmente a palavra “Autismo” é mencionada, uma vez que é a terapia mais recomendada a nível mundial pela comunidade médica e científica por ser a mais eficaz.
ABA não se apresenta como uma cura (não existe), mas de acordo com a evidência científica atual, é a terapia com melhores resultados nas PEA (Perturbação do Espectro do Autismo) e que promove o melhor desenvolvimento da criança bem como melhorias funcionais, duradouras e significativas que melhoram substancialmente a qualidade de vida da pessoa que beneficia desta terapia.
Contudo a PEA não é o único público alvo desta intervenção. Desde Perturbações do Neurodesenvolvimento, a Necessidades Educativas Especais, Défice de Atenção e Perturbação de Oposição e Desafio. O campo de intervenção em ABA é vasto, e crianças com Síndrome de Down podem igualmente ver melhorias a nível físico, emocional e académico através da implementação de estratégias de análise e modificação comportamental.

Metodologia
Após avaliação e implementação de um plano de intervenção que consiste em vários programas que trabalham diferentes competências, registam-se dados continuamente de forma a acompanhar o progresso da terapia e poder adaptar a intervenção em tempo real.
Através deste registo de dados, é possível fornecer resultados reais e cientificamente comprovados no ensino de novas competências e desenvolvimento de melhores comportamentos.
O ensino de novas aprendizagens/competências é realizado de forma intensiva e individualizada, permitindo um desenvolvimento funcional e melhorias socialmente significativas para o bem estar da pessoa.
Relativamente aos procedimentos utilizados, todos têm origem nos princípios comportamentais e técnicas como o reforço positivo e diferenciado, aprendizagem por modelo, e análises de tarefa (ex: vestir, despir, refeições, entre outros).