terapia psicomotora

O QUE É?

 
uma ciência transdisciplinar que utiliza o corpo como mediador da terapia
 

Psicomotricidade é uma terapia que actua na expressão motora e na interação recíproca sujeito-contexto, através da qual se promove o desenvolvimento global das crianças e jovens na sua relação com desajustes cognitivos, sócio-emocionais e de autonomia e bem estar.

A Terapia Psicomotora procura assim, através da sua metodologia promover a expressão motora inadequada ou inadaptada, normalmente associada a problemas do neurodesenvolvimento e da relação com o corpo. Assim, a intervenção incide sobre o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança potenciando o processo de aprendizagem e de autonomia da criança.

Público alvo?

A Psicomotricidade é indicada para todas as crianças/jovens que apresentem algum dos seguintes pontos:

  • Dificuldades na escrita/leitura, confusão entre algumas letras (adição ou subtração de letras), pega desadequada do lápis/caneta;

  • Atraso no desenvolvimento psicomotor (equílbrio, marcha, gatinhar, sentar, correr, pega de objetos, etc);

  • Dificuldades na regulação e gestão emocional (problemas de auto-estima, ansiedade e imaturidade) e dificuldades de mudanças na rotina;

  • Problemas de comportamento, oposição e desafio, maior agitação psicomotora;

Metodologia

a intervenção psicomotora guia-se pela seguintes componentes:

01. Avaliação

Realização de uma avaliação informal por observação directa e indireta e uma avaliação formal através da aplicação de escalas para avaliação directa do perfil psicomotor.

02. Elaboração e implementação do plano de intervenção

Elaboração e implementação de um plano de intervenção com base no relatório de avaliação e nas respetivas áreas boas e fracas.

03. Reavaliação e implementação de novo plano de intervenção

Reavaliação do perfil psicomotor e reavaliação da própria intervenção para avaliar a sua eficácia e necessidade de modificar o respetivo plano de intervenção.

fATORES psicomotores

São 7 os factores psicomotores que se vão desenvolvendo ao longo do crescimento da criança que são essenciais para uma aprendizagem e desenvolvimento harmonioso
  1. TONICIDADE;
  2. NOÇÃO DO CORPO;
  3. LATERALIZAÇÃO;
  4. EQUILÍBRIO;
  5. ESTRUTURAÇÃO ESPACIO-TEMPORAL;
  6. PRAXIA GLOBAL;
  7. PRAXIA FINA

Marque uma reunião sem qualquer custo ou compromisso, levamos a saúde dos seus a sério.